terça-feira, 5 de maio de 2009

ENCHENTES NA BAIXADA


Agora é baixada que sofre com as fortes chuvas. Segundo os metereologistas uma frente fria que
se dirige do mar para o litoral maranhense é a responsável pela quantidade de chuvas que cai sobre o Maranhão, provocando assim as cheias dos rios, desabrigando milhares de famílias.
Em Pinheiro o Rio Pericumã também subiu e já preocupa as populações ribeirinhas, chamando atenção das autoridades que já se mobilizaram para que fosse aberta a comporta.
Técnicos responsáveis pela manutenção e manejamento da mesma informaram que ela já se encontra aberta, mais que , o volume de água decorrente da chuva nos últimos dias é muito grande e o escoamento é lento. Precisamos esperar 48 horas ou mais para que esse volume de água possa diminuir , disse
o técnico responsável.
Em Santa Helena, a situação é mais preocupante, uma vez que lá não existe comporta. O Rio Turí
subiu mais de 5 metros, causando prejuízo e deixando desabrigados. O Governo do Estado já
encaminhou pedido ao Comando de Polícia de Pinheiro para que se engaje na campanha em prol dos desabrigados no município de Santa Helena e Turilândia. A prefeita Helena Pavão do município de Santa Helena e o prefeito Domingos Curió de Turilândia já decretaram estado de calamidade.
Há muitos anos não chovia tanto na região da baixada. O presidente Lula deve chegar hoje ao Maranhão e deverá se encontrar com a governadora Roseana Sarney para verificar a situação das enchentes no MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário